Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer tem por finalidade a conscientização da população a respeito dos riscos e das formas de prevenção contra o câncer.
O câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença.
A fim de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Na data, que é comemorada no dia 27 de novembro, diversas campanhas educativas sobre os vários tipos de câncer são divulgadas, assim como as formas de tentar barrar o avanço da doença.
É cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Eles estão relacionados principalmente com hábitos de vida pouco saudáveis. Estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Porém, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do nosso corpo.
Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.
Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade.

Veja abaixo algumas dicas para prevenir-se do câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA):

– Evite fumar. O cigarro possui substâncias tóxicas e cancerígenas;

– Evite bebidas alcoólicas. O álcool está relacionado com câncer principalmente na região da boca e esôfago;

– Alimente – se bem. Inclua em suas refeições vegetais e evite alimentos fritos, gordurosos e a ingestão de carne em excesso;

– Pratique atividades físicas. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias melhoram a qualidade de vida e protege contra várias doenças;

– Evite tomar sol nos períodos entre 10 e 16 horas. A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele;

– Para as Mulheres: Realizem exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, quando atingirem a idade adequada. O diagnóstico precoce pode salvar vidas;

– Realize exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos. O exame pode ajudar a diagnosticar o câncer colorretal;

– Escove sempre os dentes e procure regularmente um odontologista.


Previna-se!
 

Acesse: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home para mais informações.

2019-01-31T18:15:46+00:00