Um dos pontos fortes do sistema de Ensino Superior nos EUA é a flexibilidade que ele oferece através do número e da diversidade de tipos de instituições. Essa diversidade permite que os alunos explorem e se especializem em diversas áreas e se tornem mais atraentes ao mercado de trabalho global.
Há mais de 4500 instituições de ensino superior reconhecidas nos EUA. Ao contrário do que se vê em muitos países, o reconhecimento dessas universidades não é feito por um órgão central, e sim por órgãos independentes de abrangência regional ou nacional.
Uma variedade de tipos de instituições de ensino superior oferece programas de ensino superior. Community Colleges, Liberal Arts Colleges, Universidades públicas e privadas, e institutos de tecnologia estão entre os tipos de instituições que compõem o sistema de ensino superior do país. Independentemente do tipo de instituição, nos EUA os alunos durante uma graduação costumam receber créditos pelas matérias cursadas. A escolha dessas matérias segue uma “base” (core), que é a fundação para a área de concentração ou (major) desejado. Há também liberdade para matérias eletivas.
O calendário acadêmico tradicionalmente começa em agosto/setembro e termina em maio do ano seguinte. Ele é dividido em 2 semestres de 16 a 18 semanas. Algumas escolas usam o sistema trimestral, em que o ano acadêmico é composto de 3 períodos de 10-12 semanas. Com a variedade de instituições e programas de estudo, interessados em estudar nos EUA tem grandes chances de encontrar uma oportunidade que se encaixe nos seus perfis acadêmico e financeiro, e se alinhe com seus interesses.

Quer saber mais?
Entre em contato com a nossa adviser Nara, através do advising@icbeusjc.com.br ou agende uma visita no nosso Escritório Education USA (Unidade I – Av. Adhemar de Barros, 464 – Vila Adyana).