O que significa ter nível C2 de proficiência em determinada língua?

O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages, CEFR, em inglês) é um documento que estabelece orientações minuciosas para o ensino de línguas.
Apesar de originalmente ter sido criado para os países da comunidade europeia, o documento passou a ser utilizado mundialmente para servir de referência para o desempenho linguístico de aprendizes de línguas. A ampla adesão ao CEFR se deve ao fato de que o projeto se baseia em critérios científicos rigorosos que de fato possibilitam o nivelamento do grau de conhecimento de uma pessoa em um determinado idioma.
De acordo com o documento, são seis os níveis de desempenho linguístico: A1 (iniciante), A2 (básico); B1 (intermediário), B2 (utilizador independente); C1 (proficiência operativa eficaz), C2 (domínio pleno).
As quatro habilidades (escuta, leitura, fala e escrita) são levadas em consideração na mensuração estabelecida pelo CEFR. Para informações detalhadas de cada um desses níveis, acesse: Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).
Neste artigo destacaremos o nível C2 e como este difere, ainda que sutilmente, do nível C1. De acordo com o documento, ambos os usuários C1 e C2 de uma determinada língua são considerados proficientes.
Mas então o que os difere? Qual seria exatamente a diferença entre proficiência operativa eficaz e domínio pleno?

O utilizador proficiente nível C1:

  • É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos;
  • É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.
  • É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
  • Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. O utilizador proficiente nível C2, a seu turno:
  • É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê;
  • É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.
  • É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

A partir da análise dos descritivos apresentados pelo CEFR, podemos concluir que ambos os níveis C1 e C2 caracterizam aquele que está apto a utilizar o idioma em diferentes ambientes, que é eficiente, preparado e profundo conhecedor de determinado idioma.
O que realmente difere os dois e coloca o utilizador nível C2 em vantagem é que estar classificado neste nível implica domínio de diversas nuances, de sutilezas da língua. Além disso, o utilizador nível C2 tem segurança na utilização de estruturas e vocábulos altamente sofisticados, o que é tão raro tanto ao ambiente acadêmico quanto ao corporativo. Habilidades como construção e reconstrução de argumentos e a capacidade de se expressar com espontaneidade denotam altíssimo nível de conhecimento do
idioma.
A adoção do CEFR, no início dos anos 2000, teve extrema relevância para a padronização no nivelamento do grau de conhecimento linguístico, uma vez que a clássica divisão em: básico, intermediário, avançado se mostrava demasiadamente vaga.
Os exames internacionais de proficiência têm por base o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, justamente em função do seu critério minucioso. Um erro comum é pensar que o documento se aplica somente ao inglês, sendo certo que O CEFR é aplicável ao nivelamento de diversos idiomas.
No Brasil, a grande maioria dos cursos de idiomas graduam seus alunos ao término do nível C1. Estudar conteúdos que dêem cobertura para uma certificação no nível C2 é um grande diferencial não só para o currículo, mas também para o desenvolvimento pessoal do aprendiz.

Propecia is prescribed for the treatment of the androgenic alopecia related to the hormone disorders. You are to start using Valtrex as soon as you notice the first signs of herpes infection. this Accutane is used for most skin diseases in which the main role is the derivatives of Vitamin A: acne, seborrhea, acne disease of the different site and severity level, etc.

E você, sabe em que nível você está? Já pensou em ter nível C2 no seu idioma preferido?

2020-01-22T19:08:35-03:00