Com a internacionalização das empresas, as novas admissões muitas vezes são feitas em conjunto com os diretores no exterior e podem envolver entrevistas em inglês. Portanto, se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, não estranhe se te pedirem um currículo em inglês.

Um fato muito importante a ser considerado é que o currículo em inglês é mais que uma simples tradução do escrito em português: ele deve ser mais focado em resultados para que o recrutador entenda seu perfil profissional. Além disso, também é preciso contextualizar algumas informações, como incluir uma breve descrição da importância das companhias nacionais em que você trabalhou.

Para elaborar um bom currículo em inglês e impressionar, a Revista Exame preparou sete dicas importantes:

1. Informações Pessoais – Seja em inglês, em português ou em outro idioma, currículo bom precisa ter informações objetivas. Então, nada de rodeios na hora de elaborá-lo. Essa lógica já deve estar presente no campo de informações pessoais. Por isso, não é necessário incluir número de documentos, endereço ou mesmo uma foto do candidato, basta informar o nome completo, telefone e e-mail para contato.

2. Objetivo – Nesse ponto, não vale ser pós-moderno e plural. Defina claramente a posição para a qual você está se candidatando. Não ultrapasse uma linha.

3. Resumo – Em quatro linhas, apresente-se para o recrutador. Aponte suas principais realizações e habilidades coerentes com a oportunidade em questão.

4. Competências – Para os candidatos mais seguros, a dica é listar suas principais características no campo Core Competencies. Escreva no máximo seis aspectos do seu perfil profissional que sejam relevantes para o processo seletivo em questão. Mas lembre-se: não basta jogar adjetivos vazios nesse espaço. Você precisa ter dados e fatos suficientes para justificá-los na hora da entrevista.

5. Experiência Profissional – Nesse campo, inclua apenas as principais ocupações que teve ao longo da sua carreira. Se você só trabalhou em companhias nacionais, vale adicionar uma breve descrição da empresa.

6. Educação – A melhor maneira para organizar toda a sua trajetória educacional é seguir uma ordem cronológica. Assim, comece dos cursos mais recentes para os mais antigos. Dê preferência àqueles que ofereceram certificação internacional e que são coerentes com o cargo em questão. Exceto graduação e outras experiências acadêmicas, exclua cursos concluídos há mais de cinco anos.

7. Idiomas – As pessoas têm o costume de mentir sutilmente sobre suas capacidades linguísticas. A dica para driblar esse risco é tirar um diploma de proficiência em língua estrangeira, como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System).