O Canadá é um país bastante interessante para se fazer intercâmbio. Lá é possível tanto estudar quanto trabalhar de uma forma interessante. Também é possível aliar o estudo com o trabalho e isso é uma excelente vantagem para escolher o Canadá como seu destino de intercâmbio. Os Canadenses também são um povo muito hospitaleiro e gentil de modo que os brasileiros se sentem bem à vontade por lá.

O país apresenta uma população de 33.476.688 habitantes e a maior taxa de imigração per capita do mundo. É uma das nações mais ricas do mundo.

Existem dois modos de trabalho. O primeiro é trabalhar no próprio campus da faculdade ou colégio onde se estuda e o segundo é conseguir um estágio profissional. Ambos são bastante interessantes. Trabalhando no campus o aluno pode ficar sob a chefia da própria instituição onde estuda ou de empresas terceirizadas que atuem no campus.

No estágio o aluno divide seu tempo entre o estudo de um idioma (inglês ou francês) e o estágio. O francês é uma opção de idioma pois no Canadá falam-se as duas línguas. O inglês é o mais comum mas o francês está logo atrás e é também um idioma oficial do país. O legal é que existem opções de cursos em todos os níveis de ensino nas duas línguas, por isso a pessoa tem duas opções de idiomas para treinar num mesmo intercâmbio.

A busca dos brasileiros pelo Canadá é grande. O país está no segundo lugar das buscas por brasileiros para se fazer intercâmbio, isso de acordo com um levantamento feito pela organização do salão do estudante, que é um dos maiores eventos de intercâmbio do país, em 2011.

Para aqueles que desejam fazer inglês no Canadá o custo é muito mais em conta do que nos Estados Unidos, só que o custo de um colégio no Canadá é o dobro do que nos Estados Unidos.

Atualmente uma aluna do ICBEU, Débora Renno, está estudando no Canadá. Na próxima quarta-feira publicaremos uma matéria sobre ela para que vocês saibam mais.

Lago Moraine em Alberta
Toronto
Centro de Ottawa, capital do Canadá
Suprema Corte do Canadá em Ottawa
Mapa Politico do Canadá
O ICBEU São José dos Campos pode te ajudar no seu intercâmbio com consultas educacionais e até mesmo com o Curso Travel, que é voltado para quem vai viajar.

Referências bibliográficas:
UOL Educação – Intercâmbio Canadá
Wikipedia Canadá
Wikipedia Ottawa