Exposição fotográfica “Herança Compartilhada” chega à São José dos Campos

22 fotografias de artistas brasileiros e norte-americanos apresentam as semelhanças e contrastes da formação cultural de Brasil e Estados Unidos

 

São José dos Campos, 4 de fevereiro – A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil levará ao ICBEU de São José dos Campos e mais nove cidades de sete estados do Brasil a exposição “Herança Compartilhada”, com fotos dos festivais que resultaram no livro de mesmo nome lançado em 2013 em parceria com o Sesc São Paulo e o Senac São Paulo.  Em São José dos Campos, a exposição terá início dia 16 de fevereiro, com entrada gratuita, e ficará na cidade por um mês. Serão expostas 22 fotografias tiradas por fotógrafos brasileiros nos EUA e fotógrafos norte-americanos no Brasil.

O festival “Herança Compartilhada” foi realizado nos anos de 2005, 2007, 2010 e 2011 pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, em parceria com Sesc São Paulo e o Senac São Paulo. Através de uma série de exposições, seminários, workshops e palestras, grupos de intelectuais, brasilianistas, estudantes e fotógrafos discutiram as semelhanças e os contrastes da herança cultural de Brasil e Estados Unidos a partir da presença de indígenas, africanos, europeus e de recentes movimentos migratórios nos dois países.

Em 2013, o Consulado, a Editora Senac São Paulo e o Sesc São Paulo lançaram o livro homônimo que, organizado por Matthew Shirts e João Kulcsár, reúne seis artigos de autores brasileiros e norte-americanos, que analisam, sob diferentes ângulos, as formações culturais de Brasil e Estados Unidos.

As imagens presentes na exposição, de fotos históricas selecionadas dos acervos do Ellis Island Immigration Museum – Nova York e do Memorial da Imigração – São Paulo, e de fotos contemporâneas selecionadas a partir do intercâmbio de fotógrafos durante cada festival, foram escolhidas de modo a incentivar a discussão sobre assuntos comuns aos dois países, relacionados às populações indígenas, aos afrodescendentes e à imigração.

Este primeiro ciclo de itinerância da exposição, com início em abril de 2015 e término em junho de 2017, contempla as cidades de Marília (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Vila Velha (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), São Luís (MA), São José dos Campos (SP), Salvador (BA) e Viçosa (MG).

Serviço

Evento: Exposição fotográfica “Herança Compartilhada”

Local: ICBEU – Av. Adhemar de Barros, 464 / Av. Paulo Becker, 27

Data: 16 de fevereiro a 16 de março

Horário: Abertura – dia 16 de fevereiro às 14h | Visitação: segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30 e aos sábados, das 9h às 12h

Entrada gratuita