A data de comemoração em homenagem ao dia das mães, surgiu após a iniciativa de uma americana da Virgínia Ocidental chamada Anna Jarvis.

Anna perdeu sua mãe e diante do sofrimento que sentia, resolver com a ajuda de outras mulheres organizar uma homenagem especial para todas as mães e também ensinar para as crianças a importância da figura materna. Junto com as outras mulheres, Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães, na igreja de sua cidade.

O tema do culto teve uma grande repercussão positiva que chamou atenção do governador do Estado de Virgínia Ocidental. O governador resolveu definir uma data no ano de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães. O objetivo da celebração foi se espalhando por outras regiões dos Estados Unidas e adotada por outros governados. No ano de 1914 o presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que todo segundo domingo de maio seria o Dia Nacional das Mães.

 Já aqui no Brasil, o Dia das Mães passou a ser celebrado da mesma forma que os EUA, em 1932 durante o governo de Getúlio Vargas.