O Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) foi criado pelo Presidente Barack Obama.

Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de Maio.

O YLAI terá duração de quatro semanas e será realizado entre outubro e novembro de 2016, nos Estados Unidos, tendo como público-alvo jovens empreendedores brasileiros que atendam aos seguintes critérios:

  • Tenham entre 21 e 35 anos;
  • Residam no Brasil;
  • Tenham pelo menos dois anos de experiência em empreendedorismo/liderança, de preferência em startup ou empreendimento social;
  • Tenham proficiência em leitura, redação e conversação em inglês.
  • Todas as despesas inerentes ao programa serão custeadas pelo governo americano.

Os participantes do programa, que começará no Texas e será concluído em Washington D.C., terão oportunidade de conhecer outros empreendedores e investidores em diversas cidades dos EUA, participarão de workshops de desenvolvimento de competências, elaborarão ou aperfeiçoarão seus planos estratégicos e poderão ter experiências práticas trabalhando em organizações norte-americanas. Também terão suporte antes, durante e após o programa, além de acesso a oportunidades de financiamento para seus projetos. Os selecionados farão parte de uma rede virtual de contatos que lhes possibilitará expandir suas redes e fazer novas conexões regionais para fomentar mudanças positivas em suas comunidades.

Os participantes também têm grandes chances de ser recebidos pelo Presidente Barack Obama durante o programa.

Interessados podem ver os depoimentos de participantes do programa-piloto do YLAI no seguinte link: https://youtu.be/_qLXCZFuK9A.

Em 12 de maio de 2016, a partir das 12:30 (meio dia e meia-horário de Brasília), a equipe do programa YLAI em Washington realizará um Google Hangout com um dos participantes do programa-piloto. A conversa abordará questões sobre o processo de inscrição e a experiência geral no programa, tanto do ponto de vista de um participante como do de representantes do governo americano. Interessados devem acessar o link https://ylai.state.gov/chat-former-ylai-fellow/.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do programa https://ylai.state.gov. Anexo, ainda, a Nota à Imprensa enviada por esta Embaixada para a divulgação do programa na grande mídia.