Por sua reconhecida eficiência na rápida queima calórica e definição muscular, é fato que a cada dia aumenta mais o número de praticantes femininas dessa modalidade no Brasil, com destaque para cidade de São José dos Campos-SP. As grandes academias da cidade, que antes eram baseadas em modalidades como musculação e dança, passam a oferecer os esportes de contato, como o Kickboxing, que também é disponibilizado em projetos sociais e até em instituições religiosas.

O Kickboxing Americano surgiu nos Estados Unidos da América, na cidade de Nova York, em meados de 1970, criada e difundida pelos mestres americanos Dante, Ray Scarica e Maung Gyi.

Trata-se de um esporte de contato baseado em uma mistura de várias técnicas e regras do box americano, caratê e Kickboxing japonês, originalmente criado pelo Mestre Osama Noguchi, no sudeste asiático, nos anos 60, ensinado como técnica de combate para os soldados japoneses.

O praticante tonifica e fortalece a musculatura em poucos meses, com treinos de três vezes por semana ou mais, associado à uma alimentação saudável.

Entre os benefícios desse esporte, estão:

– Condicionamento físico: melhora a saúde e a resistência muscular de uma maneira abrangente.

– Emagrece: é um exercício cardiovascular completo com alta queima de gordura e acelera o metabolismo.

– Segurança: uma ferramenta de defesa pessoal.

– Combate os sintomas da depressão: alivia o estresse, o praticante descarrega sua carga nos treinos e libera endorfina, fazendo-o se sentir feliz.

– Coordenação motora: aumento de flexibilidade muscular, desenvolve os reflexos e o raciocínio rápido.

– Não machuca: apesar de ser um esporte de contato, o praticante treina no tatame e faz uso de equipamentos de proteção como luvas de box, capacete, caneleira, protetor bucal, bandagens para as mãos, tudo para evitar contusões e cortes, além disso, na academia, o combate é simulado, no qual o objetivo é treinar a técnica e a resistência, e claro, alcançar a boa forma física.