O Projeto Social Learning Together, ou traduzido, Aprendendo Juntos, é um projeto do ICBEU- Instituto Cultural Brasil Estados Unidos da cidade São José dos Campos-SP, que consiste em ensinar inglês para adolescentes de destaque da rede pública de ensino, com notas acima da média, cujas famílias não tem condições para subsidiar um curso de idiomas de alto nível.

A ideia do projeto foi gerada no final de 2015 e após 6 meses de planejamento, em abril de 2016, as aulas iniciaram. Nessa primeira turma, foram indicados 14 alunos por seus respectivos diretores de escola, de forma voluntária, com faixa etária entre 12 a 16 anos, de ambos os gêneros.

Alunos do Projeto entram de férias, dia 08/07. 

Os jovens do projeto usufruem da mesma infraestrutura que os alunos dos cursos pagos, dispondo de sala multimídia, mais de 12 mil volumes na maior biblioteca trilíngue da região, entre livros, áudio-book, filmes e documentários em DVD, todo material em inglês, francês e espanhol. Os professores possuem certificações de proficiência e experiência internacional, já lecionam no ICBEU e ensinam de forma voluntária no projeto, além de realizar o acompanhamento individual de cada aluno, buscando entender a sua realidade e incentivar o seu desenvolvimento.

Blog ICBEU-3

Mas por quê Learning Together? Porque os professores também aprendem, segundo Ricardo José P. Júnior, 33, professor de inglês do ICBEU e voluntário do projeto. Ele nos falou a respeito do método de ensino e aprendizagem inovadores utilizados, no qual o professor, a cada nova aula, tem que implementar novas técnicas e aperfeiçoar a metodologia de ensino aos seus alunos.

Blog ICBEU-6

“São vários professores voluntários, nos revezamos, e quando damos à aula, percebemos o quanto eles evoluíram, é gratificante”, complementa Ricardo.

Os professores são assistidos por um coordenador, que no final de cada aula, avalia o conteúdo e as técnicas utilizadas e presta uma consultoria para o professor voluntário, com o objetivo de aperfeiçoar continuamente seu desempenho profissional e a qualidade das aulas.

Blog ICBEU-5

“É muito bom estudar aqui, os professores são legais e eu estou aprendendo bastante. Eu já estou conseguindo ler algumas coisas em inglês sem precisar do tradutor. Vai abrir muitas portas de emprego e eu quero viajar para vários lugares no mundo, esse é meu sonho” – Ana Carolina Rodrigues dos Santos, 12 anos, integrante do projeto.

Blog ICBEU-4

“Quero aprender a falar inglês porque é muito bom, é uma escola muito boa, nunca aprendi inglês assim no ensino médio. Isso está me motivando e ajudando muito porque o inglês é a língua falada em todo o mundo e eu quero muito viajar para fora do Brasil, conhecer outros lugares, ir para o Japão e conseguir me comunicar com as pessoas”. Gustavo Augusto Neves Silva, 13 anos, integrante do projeto.

As aulas acontecem toda sexta-feira, no período da manhã, com duração de duas horas. Os alunos iniciaram no nível básico e vão permanecer até atingirem o nível intermediário. O objetivo é ampliar o número de vagas oferecidas para os alunos, e para isso, novos professores voluntários são aguardados para participarem do projeto.

O Projeto Social Learning Together fica na Unidade 1 do ICBEU, na Av. Ademar de Barros, 464, no bairro Jd. São Dimas, em São José dos Campos-SP. O telefone de contato é (12) 3203-1000.