A exposição entrou em exibição hoje, dia 27 de setembro e permanece até o dia 1 de outubro e você já está convidado para prestigiar, em uma das duas unidades do ICBEU, das 14h às 20h, na biblioteca da unidade 1 localizada na Av. Adhemar de Barros, 464, Jd. São Dimas ou no hall de entrada da unidade 2, na Av. Barão do Rio Branco, 1097, JD Esplanada.  

Dia 27 de setembro de 2016, seria comemorado seu aniversário de 86 anos e nós do ICBEU- Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, em reconhecimento a sua grande importância para nossa história, cuja dedicação de 35 anos de sua carreira ao instituto teve grande influência e nos ajudou a nos tornar quem somos hoje, prestamos esta homenagem com saudosas lembranças que marcaram para sempre a nossa escola.

Em maio de 1979, quando o nosso país ainda passava pela Ditadura Militar, o ICBEU foi fundado e, apenas 3 meses depois, a história da Christina e do ICBEU se convergiam.

Entre os grandes projetos que Christina desenvolveu em sua carreira, está a criação da nossa biblioteca que recebeu o seu nome, Biblioteca Maria Christina Close, que se tornou referência na região por contar com mais de 12 mil itens em português, inglês, francês e espanhol. Outras grandes realizações foram o reconhecimento e a certificação do ICBEU pela Embaixada Americana pela excelência no ensino da língua inglesa; a qualificação e formação dos professores; a criação do Conselho Consultivo, além da conquista do credenciamento pelo Michigan English Test para aplicação da prova e da criação do curso preparatório para o mesmo exame.

“Tivemos uma vida longa, maravilhosa e intensa juntas, como colegas de trabalho e como grandes amigas. Ela era uma mãe para todos nós, sempre dando conselhos de sabedoria para todos que a procuravam. Era muito dedicada e cheia de vida, com 80 anos estava em plena atividade, sempre pronta para tudo, trazia ideias inovadoras e as realizava, participou de todas as reuniões pedagógicas, formaturas e eventos durante os 35 anos que trabalhou conosco.  Ela contagiava a todos nós com a sua alegria e com a sua maneira de enxergar a vida. ” – Sra. Ana Rita, diretora do ICBEU e grande amiga de Christina.

Em janeiro de 2015, com a saúde delicada, Christina nos deixa para seu descanso eterno, mas sua história não teve um ponto final. A sua experiência, dedicação e resultado do trabalho de uma vida sempre continuarão presentes em nosso dia-a-dia, forjados no DNA do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos.

Maria Christina Close, seremos eternamente gratos.