Por Stevão Pacheco.

Dia 30 de setembro é o seu dia e com muito orgulho as parabenizamos por sua inteligência e sabedoria que tornam as nossas vidas mais belas!

Secretária, no latim Secretarium, que significa lugar retirado, conselho privado. Trata-se de uma profissão milenar que se originou na Antiga Grécia, os profissionais eram conhecidos como escribas, o cargo era ocupado originalmente por homens cultos que tinham origem nobre e possuíam muito prestígio na sociedade e seu papel principal era assessorar os grandes líderes da nobreza.

Quando o sistema de governo no mundo mudou para a democracia, a profissão perdeu força e só continuava sendo exercida por Monges, voltando a se reestabelecer muito tempo depois, durante o período dos conflitos mundiais, com a criação da máquina de escrever.

Ambas as histórias estão interligadas. Em 1861, o protótipo da primeira máquina de escrever mecânica, que se parecia com um piano, foi desenvolvido por um inventor e Padre Católico, Francisco João de Azevedo, brasileiro, paraibano de origem humilde e um gênio de sua época. Seu projeto foi reconhecido pessoalmente pelo Imperador Don Pedro II com medalha de ouro, em uma exposição de inventos da época. Posteriormente, o projeto da máquina foi enviado para os Estados Unidos da América e Europa, onde foi aperfeiçoado por diversos inventores.

Durante a 2ª Revolução Industrial (1850 a 1945), Christopher Latham Sholes, um inventor norte-americano, aperfeiçoa o sistema da máquina de escrever e cria o teclado QWERTY, que se tornou mundialmente conhecido e seu desenho – forma de organização das letras – é utilizado até hoje nos smartphones e computadores, por exemplo.

Nesse ponto é que as histórias se convergiram, o invento de Christopher foi testado por sua filha Lilian Sholes, a primeira mulher a digitar em uma máquina de escrever em público, fato que marcou a história.

Durante as duas grandes guerras, entre 1918 e 1945, as mulheres passaram a ocupar predominantemente o cargo de secretárias, devido aos homens estarem em combate servindo seu país, com destaque para os EUA e Europa.

Lilian Sholes, a filha de Christopher, nasceu em 30 de setembro de 1850 e devido ao centenário de seu nascimento, no ano de 1950, as fabricantes de máquina de escrever passaram a realizar anualmente eventos comemorativos e concursos para eleger a melhor datilógrafa. Esse evento ficou conhecido como Dia da Secretária e por esse motivo comemoramos até os dias de hoje.

O ICBEU reconhece o valor de todas as profissões, porém no dia 30 de setembro, honramos e saudamos todas as Secretárias, profissionais cujo papel é essencial para o sucesso de qualquer instituição no mundo moderno.