Homenagem ao Dia dos Professores – 15 de Outubro de 2016

por Stevão Pacheco,

“Que todas as cidades, vilas e lugares populosos, hajam escolas de primeiras letras…”

E assim surgiram as primeiras escolas e a profissão de professor no Brasil, oficializadas pelo decreto do Imperador brasileiro Pedro I,  no dia 15 de outubro de 1827. Por isso temos orgulho em comemorar nesta data o Dia dos Professores.

Trata-se de uma das profissões mais importantes e antigas do mundo, o objetivo do seu trabalho é disseminar o conhecimento intelectual, seja em níveis de formação fundamental, técnica e superior nas áreas das ciências humanas, exatas, entre outras.

O que seriam de nós sem os professores?  Talvez uma sociedade tentando reinventar tudo que já foi criado, parado na história da evolução da humanidade.

Sem a disseminação do conhecimento, nos tornaríamos uma sociedade primitiva em poucos séculos, como algumas sociedades que conhecemos que foram muito evoluídas em seu tempo e simplesmente foram extintas, como os Astecas, Incas, Maias e o Antigo Egito.

A maior parte do conhecimento e tecnologia que esses povos acumularam ao longo dos séculos foi perdido no tempo, acabaram junto com as suas respectivas civilizações, e até hoje, os arqueólogos tentam decifrar os mistérios e criações desses povos.

Mas hoje em dia temos gigantescos servidores de dados com capacidades para armazenar todo o conhecimento da humanidade. Estamos garantidos. É mesmo? Os antigos egípcios também pensavam assim, e não esperavam que a Biblioteca de Alexandria de Ptolomeu, uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade, que armazenava todo o conhecimento grego para o Oriente, fosse totalmente destruída por um incêndio. Se não fossem os professores, não saberíamos nem que ela existiu.

O papel do Professor é de fundamental importância para a história e para a evolução da humanidade. Imaginem se tivéssemos todo o conhecimento dos antigos egípcios e das outras grandes civilizações da história, em sua totalidade, como seríamos nos tempos atuais? Muito, mas muito mais evoluídos, sem dúvidas. Seríamos uma civilização além do que qualquer cineasta já tenha sonhado em suas produções.

Um engenheiro aeronáutico jamais faria um caça supersônico de última geração partindo do zero, sem o conhecimento acumulado ao longo dos séculos e ensinado pelos mestres e professores nas universidades; talvez criasse algo similar ao primeiro protótipo de máquina voadora, inventado pelo grego Arquitas de Tarento, filósofo e matemático da Grécia Antiga, no ano de 400 antes de Cristo, não desmerecendo a importância desta invenção.

Com merecido destaque para os professores que atuam no ensino de idiomas, hoje em dia, o seu trabalho é tão importante quanto a formação superior, pois com o aprendizado, as barreiras físicas e linguísticas entre os países do mundo são quebradas, tornando o conhecimento universal e os profissionais realmente aptos a atuarem em um mundo globalizado onde o conhecimento e tecnologia convergem cada vez mais para linguagens unificadas, como o Inglês, Francês e Espanhol.

Com honras, no dia 15 de outubro de 2016, homenageamos a todos aqueles que dedicam as suas vidas a ensinar. Esse é o mais sincero desejo do ICBEU- Instituto Cultural Brasil Estados Unidos: Parabéns pelo Dia dos Professores!

#icbeu #icbeusjc #icbeusjcampos #icbeusaojosedoscampos #cursodeidiomas #idiomas #ingles #frances #espanhol #homenagem #felizdiadosprofessores

2016-10-14T16:41:41-03:00

Common side effects may include drowsiness, tiredness, headache, and metallic taste. Antabuse reactions On the other hand, you have the life that you want to get to. Follow Deborah Brauser on Twitter: @MedscapeDeb. buy Metformin A company limited by guarantee registered in England and Wales with no. If you are taking Lasix to treat high blood pressure, make sure you have your blood pressure checked when your doctor says to make sure Lasix is working properly. Lasix dose Increased risk of cephalosporin-induced nephrotoxicity and radiocontrast nephropathy.