Por Stevão Pacheco,

O Outubro Rosa é um movimento mundial que consiste na conscientização, prevenção e luta contra o câncer de mama que iniciou nos Estados Unidos da América. Como forma de apoio a esta causa,  os colaboradores do ICBEU estão usando o laço rosa na camisa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

Esse movimento começou no início dos anos 90, quando várias instituições públicas e privadas de diferentes Estados norte-americanos passaram a realizar ações isoladas de conscientização e combate ao câncer de mama no mês de outubro. Foi então que o Congresso dos EUA determinou que outubro se tornasse oficialmente o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.

A Fundação Susan G. Komen, uma instituição norte-americana que atua na prevenção e combate ao câncer de mama, realizou a primeira ‘Corrida pela Cura’ na cidade de New York, no ano de 1990, no mesmo mês, e distribuiu aos participantes um pequeno laço de cor rosa para simbolizar a luta contra o câncer.

O nome ‘Outubro Rosa’ foi popularizado por volta de 1997, quando diversas cidades norte-americanas começaram a realizar ações para sensibilizar a população para conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, enfeitando locais públicos com laços de cor rosa, também organizavam eventos como corridas, desfiles de moda com pacientes curados, campeonatos esportivos, etc.

Nos dias atuais, instituições de todo o mundo realizam ações de conscientização do câncer de mama no décimo mês do ano, incluindo a ação de iluminar no tom de rosa diversos locais públicos como monumentos históricos, teatros, pontes, entre outros, com o objetivo de disseminar a campanha para o maior número possível de pessoas, se tornando o símbolo universal.

Essa doença é causada pela multiplicação anormal de células na mama, masculina (1% dos casos) ou feminina (99% dos casos), que formam um tumor que pode ser de diversos tipos, com desenvolvimento rápido ou lento. Por isso é imprescindível o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

São três os principais fatores que podem ajudar a identificar o risco da doença: Genéticos e hereditários; Hormonais e reprodutivos; Ambientais e comportamentais.

1-       Genéticos e hereditários: correspondem a apenas de 5% a 10% dos casos: como histórico familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, alteração genética especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

 2-       Hormonais e reprodutivos: mulheres cuja primeira menstruação foi antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, uso prolongado de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), ter feito reposição hormonal pós-menopausa principalmente por mais de cinco anos.

 3-       Ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo (não fazer exercícios), consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Ter um ou mais desses fatores de risco não significa que você terá a doença, mas deve realizar exames preventivos e com frequência. O tratamento é mais eficaz se realizado na fase inicial. O SUS-Sistema Único de Saúde oferece exames preventivos e tratamento para o câncer de mama, procure o posto de saúde mais próximo da sua residência para mais informações.

 Fonte de dados: INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.

#icbeu #icbeusjc #icbeusjcampos #icbeusaojosedoscampos #cursodeidiomas #idiomas #ingles #frances #espanhol #outubrorosa