Quando falamos em pós-graduação no Brasil temos que lembrar que há programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Os programas lato sensu podem ter diferentes durações, e conferem um diploma de especialização. Os programas stricto sensu são os de Mestrado e Doutorado. Agora, que tipos de programa existem nos EUA? Nos EUA não existe a nomenclatura lato sensu e stricto sensu, mas existem programas que são equivalentes. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre Certificate Programs, Mestrado e Doutorado nos EUA.

Cursos de curta duração – Certificate Programs

Algumas universidades nos EUA oferecem cursos de curta duração em algumas áreas de interesse. A duração desses cursos pode variar de 1 ou 2 meses a 1 ano e meio, e são voltados a jovens recém formados ou com alguma experiência profissional. Eles são bastante comuns na costa leste, mas têm surgido em outras regiões do país.

Mestrados nos EUA

Os mestrados nos Estados Unidos possuem dois focos principais: profissional e acadêmico. Os mestrados profissionais têm um caráter prático e de preparo para o mercado de trabalho, e podem durar de 1 a 2 anos. Exemplos desse tipo de mestrado são o LLM, na área de direito, e o MBA, na área de administração. Os mestrados acadêmicos estão disponíveis em todas as áreas de estudo, e geralmente têm duração de 2 anos. Outra distinção importante é que nem todo mestrado nos EUA pede que o aluno desenvolva uma dissertação; no entanto se o aluno tem a intenção de revalidar seu diploma na volta ao Brasil, é importante que ele desenvolva uma tese.

Doutorados nos EUA

As universidades de pesquisa nos EUA são bastante conhecidas e estão sempre entre as mais bem vistas do mundo. Esse sistema de pesquisa inclui alunos de doutorado que produzem conhecimento, pesquisam e publicam resultados importantes. Há programas de doutorado em uma variedade de áreas, e cada um tem suas especificações em termos dos documentos pedidos na admissão de um candidato e que tipos de bolsas podem oferecer.

O que se deve fazer no processo de admissão?

– Pesquisar e escolher as instituições para as quais vai fazer o application;

– Fazer um cronograma com prazos e documentos específicos pedidos por cada instituição;

– Fazer os testes exigidos—GRE ou GMAT, e TOEFL ou IELTS;

– Preencher formulários de inscrição e formulários complementares;

– Escrever redações;

– Pedir aos seus professores/chefes cartas de recomendação;

– Traduzir históricos escolares.

Precisa de ajuda?! Agende seu horário no escritório do EducationUSA do ICBEU: (12) 3203-1000. End. Av. Adhemar de Barros, nº464, Villa Ady’Anna, São José dos Campos – SP.

#educationusa #estudarnoseua #educationusabrasil #embaixadaEUA #icbeusjcampos #universitario