Nos meses de fevereiro e março são comemoradas duas datas muito importantes para a história da humanidade, em homenagem a todos os afro-americanos, sobretudo, homens e mulheres notáveis que no século passado enfrentaram diversas lutas pela liberdade, justiça, democracia, contra a discriminação racial, e que conseguiram conquistar grandes vitórias.

O ‘African-American History Month’ é comemorado no Reino Unido no mês de outubro e nos EUA e Canadá no mês de fevereiro. O ‘Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial’ é celebrado em Março, no dia 21, instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), como a data para relembrar as vidas que foram perdidas na luta pela democracia e igualdade de direitos humanos na África do Sul durante o regime de Apartheid.

 O ICBEU realizou uma atividade com a turma de inglês de nível avançado da teacher Danielle Hersey, com o objetivo de fazê-los refletir sobre as contribuições feitas por afro-americanos para a humanidade ao longo da história, através de um quadro interativo com grandes personalidades das quais os alunos teriam que adivinhar as suas realizações e vice-versa, e ainda com a opção de digitalizar um QR code com seu smartphone para explorar mais, através de textos em inglês ou assistindo a vídeos.

Temos a oportunidade de celebrar os grandes feitos de personalidades como Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, dedicou 67 anos de sua vida a serviço da humanidade como advogado dos direitos humanos; homens como Martin Luther King Jr., o maior defensor dos direitos dos afro-descendentes em todo o mundo; Machado de Assis, considerado como o maior nome da literatura brasileira, o escritor nascido no Rio de Janeiro que fundou a Academia Brasileira de Letras e produziu livros em todos os gêneros conhecidos da literatura, entre muitos outros.

Apesar de existirem datas específicas para essas celebrações, elas deveriam ser comemoradas todos os dias do ano. Pessoas que ainda tem opiniões racistas simplesmente ‘vivem atrasadas’ dois séculos. Nos dias atuais, isso é inadmissível. Nós somos todos iguais.

Veja as fotos da ação realizada no mês de março no ICBEU: https://goo.gl/m4MsrZ