O Skydiving Indoor ou “pára-quedismo de interior” prorciona ao praticante a sensação de um salto livre em altura, com o diferencial de ser praticado em um local fechado e seguro.

Além do equipamento de segurança, o indivíduo recebe um treinamento com técnicas para se movimentar corretamente durante a atividade, que dura de 1min a 3min no túnel de vento, que move o ar em uma coluna vertical a 195 km/h, fazendo o praticante flutuar a alguns metros do chão, sob uma rede de trampolim, reproduzindo a física do “fluxo corporal” experimentado durante a queda livre real.

O túnel de vento inicialmente foi construído para pesquisas aerodinâmicas e para treinar pára-quedistas, o primeiro homem a voar foi Jack Tiffany, em 1964, em uma base da Força Aérea dos EUA em Ohio. A tecnologia foi aperfeiçoada com o passar dos anos e no verão de 1982 foi inaugurado em Las Vegas-EUA o primeiro túnel de vento comercial disponível ao público! A modalidade se popularizou no mundo inteiro ao ser exibida nas cerimônias de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, na Itália.

Atualmente, o Skydiving Indoor se tornou uma nova modalidade esportiva, com competições organizadas como o “FAI World Cup of Indoor Skydiving” e “Windoor Wind Games”. O interessante é que esse esporte é muito mais acessível que o pára-quedismo em altura, custando em média $70,00 dólares cada sessão, além de não oferecer nenhum risco de vida. Então você já sabe, quando for viajar para os EUA, não deixe de experimentar e nos contar como foi a experiência!