por Stevão Pacheco,

Um novo esporte que começou como uma brincadeira em Barcelona- Espanha há 10 anos, atualmente possui federação e campeonatos oficiais. É uma mistura de tênis de mesa, futevôlei brasileiro e inspirado no futebol arte da época do Pelé, que está conquistando cada vez mais espaço e já é praticado por jogadores de futebol famosos como Neymar e Xavi Hernández.

Tudo começou com os dois amigos espanhóis que estavam batendo uma bolinha em meio a uma obra no estádio de Barcelona, Idelfonso “Toto” Laborda, de 47 anos e Juan Cano Bataller, de 48. Eles começaram a jogar usando uma bola de futebol em uma mesa improvisada com alguns tapumes de obras somente para se divertir, com o estilo do futevôlei e regras do tênis de mesa. A brincadeira deu muito certo e após dez anos, os amigos espanhóis se tornaram os presidentes da federação de Fut Toc, que representa a categoria em diversos campeonatos oficiais.

“Levamos uma mesa para o Neymar. Ele gostou, joga, e joga muito bem porque é muito criativo”, Idelfonso “Toto”, idealizador do Fut Toc, em entrevista para o Globo.com.

O objetivo do esporte, segundo os seus criadores, é que o jogo seja totalmente baseado na criatividade e imaginação com o mínimo de força e o máximo de domínio de bola, criando lances inteligentes e formas inovadoras de jogar. O Fut Toc pode ser jogado por duas pessoas se enfrentando ou por duplas, assim como no futevôlei. A mesa é baixa, resistente e possui cantos arredondados, permitindo que os jogadores subam em cima dela para completar uma jogada. Como é uma nova modalidade, as regras são bem abertas, valendo embaixadinhas, cabeçadas, joelhadas e chutes, a única restrição é que não pode colocar a mão na bola, com penalidade de um ponto.

“Nós víamos desde pequenos a seleção de Zico, Sócrates e outros jogadores, que para nós eram um símbolo da magia do Brasil. Essa magia era o que nós tentávamos imitar. O Brasil está seguindo um caminho muito europeu e quem sabe com o Fut Toc a magia possa voltar” – Juan Bataller, idealizador do Fut Toc, em entrevista para o Globo.com.

Deu vontade de praticar o novo esporte não é verdade!? Então comece a treinar já! Quem sabe um dia você pode ir para Barcelona disputar um campeonato oficial representando o Brasil!? Mas para isso você precisa falar espanhol 😉 e nisso nós somos craques, os melhores treinadores que você poderia encontrar!