por Stevão Pacheco,

Um esporte olímpico coletivo de contato físico intenso criado em 1871 no Reino Unido, um país europeu de língua inglesa, como uma variação do Football, o futebol americano. Está se tornando cada vez mais popular no Brasil e São José dos Campos já é considerada a capital brasileira do Rugby.

O esporte acontece em um campo de grama com marcações específicas, similares a do futebol americano, as partidas são disputadas em dois tempos de 40min utilizando uma bola de formato oval, de couro ou de material sintético.

Existem diversos estilos diferentes dentro da modalidade, os mais conhecidos são o “Rugby de Quinze (XV)” ou “Rugby Union”, com 15 atletas; o “Rugby League” com treze atletas em campo e a modalidade olímpica, a “Sevens” ou “Seven-a-side”, com 7 jogadores.

Além da técnica e estratégia de equipe, é fundamental que o atleta de Rugby tenha um preparo físico intenso porque a modalidade exige muita força e resistência para suportar as constantes quedas e os impactos diretos causados pelas jogadas ou por adversários durante as partidas.

O Rugby existe há 25 anos em São José, a primeira cidade a implantar o esporte no Brasil, e começou a ter destaque quando a equipe joseense ganhou o primeiro campeonato nacional em 2002.

O São José Rugby Clube foi reconhecido pela qualidade das equipes juvenis, formando grandes talentos e descobrindo novos atletas através do projeto social que o clube mantém, com o objetivo de formar cidadãos através do esporte, que são treinados e ‘enviados’ até mesmo para outros times brasileiros. Hoje a equipe já soma 9 títulos nacionais e 11 estaduais.

A origem do Rugby:

Em 26 de outubro de 1863 foi criada a Football Association, unificando regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra na época, com 21 clubes. Durante quase uma década, o Football (futebol americano) e o Rugby foram o mesmo esporte. Em 26 de janeiro de 1871, durante uma reunião em um restaurante em Londres, os representantes do esporte divergiram entre si sobre mudanças nas regras, o que deu origem a “Rugby Football Union”, a primeira organização controladora do esporte no mundo, oficializada em junho do mesmo ano.

O United Kingdom-UK ou “Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte” está localizado na Europa, com capital em Londres. É formado pela união política de quatro países: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é constituído por dois sistemas: o “Parlamentarista”, comandado pela Primeira-ministra Theresa May, e “Monarquia Constitucional”, na qual a Rainha Elizabeth II é a atual chefe de Estado.

É um país desenvolvido cuja língua oficial é o inglês, possui a sétima melhor economia, com grande influência econômica, cultural, militar e política no mundo. Trata-se da quarta maior potência militar/nuclear, um estado-membro da União Europeia, parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas- ONU, membro da OTAM- Organização do Tratado do Atlântico Norte, OMC- Organização Mundial do Comércio, Comunidade das Nações e G8.