A Nascar: National Association for Stock Car Auto Racing (Associação Nacional de Automobilismo de Automóveis de Fábrica) é sinônimo de paixão nacional dos EUA há 69 anos e desde a sua criação se tornou um sucesso mundial!

A NASCAR, criada por William France e Ed Otto em 21 de fevereiro de 1948, tem sede na cidade de Charlotte – Carolina do Norte (EUA), onde está localizada uma das pistas mais famosas, a “Charlotte Motor Speedway”. É atualmente um dos mais populares esportes automobilísticos norte-americanos, os carros são “Stock”, com o mesmo design externo dos modelos comerciais das ruas, pelo menos na aparência 😉: possuem interior completamente modificado e motores superpotentes fornecidos pela Toyota, Ford e Chevrolet, proporcionando corridas muito competitivas e com nível de qualidade equilibrada entre as equipes concorrentes.

Existem muitas divisões da NASCAR em todo o país, a principal delas é a “Sprint Cup Series”, logo depois vem a “Xfinity Series” e a “Camping World Truck Series” (corrida de caminhões). Grandes campeonatos também já foram disputados em pistas oficiais localizadas em diversos países do mundo, como no Canadá, na cidade de Toronto e Ontário, no Japão, na cidade de Suzuka e no México, na Cidade do México.

As principais equipes profissionais que disputam torneios atualmente, que acontecem em circuitos ovais de formatos e tamanhos diversos, são a Ford, com o modelo Ford Fusion (Sprint Cup) e Ford Mustang (Xfinity Series); a Chevrolet com os modelos Chevrolet SS (Sprint Cup) e a Toyota com o modelo Toyota Camry (Sprint Cup e Xfinity Series).

O maior campeão e um dos melhores pilotos da história da NASCAR (em atividade), é o californiano Jimmie Kenneth Johnson, com sete títulos (2006 a 2010, 2013 e 2016).

A CBS foi o primeiro canal de TV dos EUA a transmitir uma corrida completa da Nascar, em 1979 nas 500 milhas de Daytona. No Brasil é possível acompanhar as competições através de canais de tv fechada como a Fox Sports e em canais abertos como a Record News.

Se você quiser saber mais sobre a NASCAR, acesse o site oficial: https://goo.gl/tmFTCu