O Dia mundial da liberdade de imprensa (World Press Freedom Day, em inglês) foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1993 seguindo a recomendação da Conferência Geral da UNESCO, celebrando o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre, além de prestar homenagem à jornalistas que perderam suas vidas exercendo a profissão. Este dia é comemorado em 03 de maio, pois é o aniversário da Declaração de Windhoek, que comemora 25 anos este ano.

O tema da #WPFD2018 é: “Mantendo poder sob controle: mídia, justiça e o Estado de direito”. Este tema ressalta a importância de um ambiente legal que possibilite a liberdade de imprensa, e que dê atenção especial ao papel de um poder judiciário independente que dá garantias legítimas para a liberdade de imprensa e para o combate a crimes contra jornalistas. Ao mesmo tempo, o assunto trata do papel da mídia no desenvolvimento sustentável e visa explorar lacunas legislativas com respeito à liberdade de expressão e informações na internet, além dos riscos de se regular a linguagem online.

O ICBEU acredita nestas convicções e dissemina a liberdade de expressão. Desta forma, foi criado um projeto pelo nosso Centro Binacional em conjunto com os alunos, que mostra o poder da colaboração e de se fazer coisas com as próprias mãos, chamado Balança da Justiça. Em sala de aula, os alunos discutem alguns temas importantes relacionados ao #WPFD, e, após essa reflexão, eles são convidados a participar de uma atividade de pensamento crítico, onde eles escreverão uma declaração de fato, que terá a sua veracidade confirmada através de pesquisas; e uma declaração de opinião, que contará com o pensamento do aluno. Feito isso, ambas serão colocadas nas correspondentes partes da balança, que ficará exposta a todos da escola. Essa atividade auxilia os alunos a reconhecerem fontes confiáveis e a avaliar cuidadosamente toda informação que recebem, o que é importante para o crescimento pessoal nos dias atuais, uma vez que recebemos um bombardeio de notícias todos os dias, de forma instantânea, e muitas vezes não consideramos a origem daquela informação.

#pressfreedom #WPFD2018 #icbeusjc