De acordo com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças aprovada em 1959 pela ONU, toda criança tem o direito de brincar. Assim como educação, alimentação e moradia, o “lazer infantil” – como é descrito no documento – é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual do pequeno.
Isso acontece porque a criança, ao brincar e entrar em contato com outras crianças, desenvolve áreas específicas do cérebro devido aos estímulos recebidos durante a recreação. O ato de brincar a leva desenvolver expressões e sentimentos, além de aprender a conviver, a se organizar (no momento de guardar os brinquedos) e a se posicionar no mundo.
Dentro do aprendizado de um novo idioma, o lazer também exerce o seu papel. Ao entrar em contato com a língua estrangeira, a criança primeiramente assimila com o lado direito do cérebro para depois sedimentar o conhecimento do lado esquerdo. Contudo, ela irá adquirir essa competência somente se o hemisfério direito for propriamente estimulado. Isso acontece porque o lado direito é responsável pela parte criativa, emocional e intuitiva da nossa mente, o que está conectado à forma como percebemos o mundo. O momento de lazer permite que a criança identifique o seu redor de formas variadas, impulsionando a compreensão e aumentando ainda mais a sua capacidade.
O entretenimento da criança pode ser feito de diversas formas: desde a descoberta do seu próprio corpo (nos primeiros meses de vida), até jogos de linguagens e formas. A questão é que quanto maior a possibilidade de construir e conhecer novas cores, formatos e texturas, maior será o seu desenvolvimento.
Além de mais esperta, a criança que brinca também desenvolve melhor a sua inteligência emocional e insere o seu ambiente em um contexto de segurança e afetividade. Isso aumenta o vínculo com seus pais, estabelece noções básicas de respeito e convivência, e organizam seus valores.
Desta forma, enquanto a criança se diverte: ela também aprende! Especialistas afirmam e incentivam que não exista um período de tempo estipulado para a criança brincar, uma vez que isso a limita. Por isso o lazer é tão importante quanto a formação acadêmica e cultural para a criança, uma vez que isso à permite testar e adquirir conhecimentos. Ensine e se deixe ensinar! Divirta-se!