Sendo a segunda língua mais falada do mundo – perdendo apenas para o mandarim em número de nativos – o espanhol é uma chave essencial para o crescimento profissional dentro do mundo globalizado que vivemos hoje.
Por muito tempo uma máxima prevaleceu entre os brasileiros: é preciso saber apenas inglês para conquistar o seu espaço e se destacar no mercado de trabalho. Porém, muitos ignoram o fato de residirem em um país isolado linguisticamente na América do Sul, e sempre se arriscam no famoso “portunhol”, por mais que tenham facilidade na articulação das palavras e dos sons. Claro que a língua inglesa segue sendo fundamental, mas o espanhol, principalmente para a população de países hispânicos e seus vizinhos, como é o caso do Brasil, é muito importante tanto no ponto de vista profissional quanto no acadêmico, uma vez que esse idioma favorece o networking, amplia possibilidades de trabalho nas Américas e acrescenta fontes de conhecimento.
Se a integração comercial e profissional com nossos países vizinhos já é motivo suficiente para despertar o interesse pela aprendizagem do espanhol, a importância cultural desta língua reforça a sua imprescindibilidade. A riqueza da cultura latina se estende pelo mundo da literatura, cinema e esportes, e, para estabelecer um intercâmbio instrutivo proveitoso, é fundamental um conhecimento no mínimo razoável do idioma.
Além de toda essa relevância, o conhecimento da língua espanhola também melhora o custo benefício do aprendizado, principalmente para quem tem o português como sua língua materna. Aprender espanhol é uma tarefa muito mais simples, prazerosa e natural do que se tornar fluente em idiomas estranhos à nossa cultura – como árabe, mandarim ou alemão. Portanto, com o espanhol, você fortalece significativamente o seu currículo e a sua possibilidade de interligação com o mundo em um curto período de tempo, pois assimila e desenvolve a língua muito mais rápido.