Hoje é o Dia Mundial da Diabetes.
Desde 1991, o dia 14 de novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Diabetes, mas foi somente a partir de 2007 que a cor azul foi incorporada a data, quando a IDF lançou a idéia de iluminar de azul alguns monumentos de diversas cidades em todo o mundo (o que ficou conhecido como “Dia Azul”). Por fazer parte da campanha Novembro Azul, a utilização desta cor chama a atenção para a importância de se conhecer e prevenir a doença que, apesar de não ser transmissível, acomete mais de 600 milhões de pessoa em todo o mundo. A utilização do círculo como símbolo mundial deste dia representa a união, além de ser um símbolo universal de Vida e Saúde.
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizá-la e, por isso, é considerada uma doença silenciosa. Mesmo sem alguns exames, a pessoa com diabetes pode apresentar alguns sintomas, como: aumento de sede, vontade freqüente de urinar, cansaço freqüente, formigamento em pés e mãos, perda de peso sem razão evidente e outros. Por isso é preciso prestar atenção nos detalhes, pois os principais fatores de risco para o desenvolvimento são: excesso de peso (e obesidade), ingestão de açúcares e gordura em excesso, stress e sedentarismo.
Assim: previna-se! Você é a melhor pessoa para cuidar da sua saúde! Acesse www.worlddiabetesday.org para saber mais sobre o dia de hoje e quais são as melhores maneiras de se prevenir contra essa doença.