Você ja ouviu falar sobre a Semana Nacional de Educação Financeira? Durante essa semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros.
Ontem, dia 23/05, recebemos o palestrante Gabriel Tolesani, especialista em investimentos, que falou sobre o assunto em inglês para os nossos alunos e convidados.

Você sabe o que é ENEF? Estratégia Nacional de Educação Financeira – é uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial.

Qual o objetivo da ENEF? O objetivo da ENEF, criada através do Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A estratégia foi criada através da articulação de nove órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF.

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2017, contou com 1.826 ações – presenciais e online –, aumento de 75% em relação ao ano anterior, com a participação de 1,9 milhão de pessoas, em 3.781 eventos.
Em 2016, foram 1.044 ações – presenciais e online – organizadas por 153 instituições e que impactaram cerca de 1,3 milhão de pessoas, em 458 municípios em todas as unidades federativas.
Na primeira edição, ocorrida em 2014, aconteceram mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e DF. Já na Semana ENEF de 2015, realizada no mesmo período da Global Money Week, foram realizados 505 eventos, presenciais ou on-line, impactando milhares de cidadãos.

Fonte: http://www.vidaedinheiro.gov.br/