#moonlanding #1969 #homemnalua #NASA #NeilArmstrong #BuzzAldrin #icbeusjc

 

Você sabia que neste ano, faz 50 anos da primeira vez que o homem pisou na lua? Separamos alguns dos fatos mais importantes desta viagem para você ficar por dentro de TUDO! <3

– Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua.
– Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC.
– Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar.
– Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra.
– Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua.
– A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC de 16 de julho.
– A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita.
– Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.
– A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão.
– Armstrong pisou na superfície lunar e falou palavras que ficaram famosas: “É um pequeno passo para [um] homem, um passo gigante para a humanidade”.
– A Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo nacional norte-americano estabelecido em 1961 pelo presidente John F. Kennedy de “antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra”. Os três astronautas foram recebidos com enormes celebrações nos Estados Unidos e pelo mundo, recebendo diversas condecorações e homenagens.