• O Lollapalooza é um festival de música alternativa que acontece anualmente, é composto por gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock, grunge e performances de comédia e danças, além de estandes de artesanato. Também fornece uma plataforma para grupos políticos e sem fins lucrativos.

Tudo começou em 1991, quando Perry Farrell teve a ideia de organizar uma turnê de despedida com sua banda, o Jane’s Addiction de uma maneira diferente: ao invés de contratar uma, no máximo duas bandas de abertura, convidou várias bandas de amigos para excursionar pelos EUA. Surgiu daí o Lollapalooza, festival itinerante que se tornou um dos eventos mais importantes do verão estadunidense nos anos 90 e serviu de mola propulsora para o estouro do chamado rock alternativo.
Segundo a versão de Perry Farrell, o curioso termo que dá nome ao evento vem de uma das atuações do grupo de comediantes norte-americanos “Os três patetas”. Supostamente, a palavra Lollapalooza se refere a uma circunstância inesperada, surpreendente e excepcional.
Em 1997 o conceito do Lollapalooza começou a perder força e em 1998 foi cancelado. O retorno do festival se deu em 2003 justamente para acompanhar a volta do Jane’s Addiction às atividades. Porém, os preços elevados mantiveram o público afastado do “novo Lollapalooza” e no ano seguinte as vendas foram ainda mais fracas o que fez com que Farrel desistisse da edição de 2004. Após acordar uma parceria com Capital Sports & Entertainment (agora C3 Presents), que é co-proprietária e produz o Austin City Limits Music Festival, Farrell ressuscitou mais uma vez o Lollapalooza, mas abandonou o caráter itinerante e se fixou na cidade de Chicago onde, por um acordo assinado após o sucesso da edição de 2008, ficará até 2018. Em 2010, Farrell decidiu expandir as fronteiras do Lollapalooza e anunciou para 2011 a primeira edição fora dos EUA.
De 2 a 3 de Abril de 2011 em Santiago, Chile foi realizado o primeiro Lollapalooza na América Latina e teve como atrações, entre outros, Kanye West, The National, The Killers, Flaming Lips, Cypress Hill, 311 e Fatboy Slim. A primeira edição brasileira ocorreu em 2012 e teve Foo Fighters e Arctic Monkeys como headliners do primeiro e segundo dia de festival respectivamente. E em 2014 foi a vez de a Argentina ganhar sua primeira edição, desde então se tornou um dos festivais mais aguardados no mundo.

Confira as atrações para 2020: